segunda-feira, 25 de abril de 2011

Piaget e o desenvolvimento cognitivo

A singularidade do ser humano, que foge a padrões pré-estabelecidos é que produz o avanço, o progresso e a mudança. Como diz Piaget, “é o desequilíbrio que gera o desenvolvimento, pois este é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior”. (BRANCO. 2006, p20.)
Contudo, tem de haver uma interacção ininterrupta entre o sujeito e o meio dado que este lhe proporciona o desenvolvimento  a todos os níveis.
            "O conhecimento não provém nem dos objectos, nem da criança, mas sim das interacções entre as crianças e os objectos".(Jean Piaget, In Educar a Criança).


Mas o que é a criança em si mesma?
Existem crianças sem relação a certos meios
colectivos bem determinados?
(Jean Piaget, Études Sociologiques).








Referências bibliográficas:




 

1 comentário:

  1. Você colocou a referência da frase de Piaget como Branco 2006... que livro é esse?

    ResponderEliminar