quarta-feira, 9 de março de 2011

A Experiência de Jonh Watson


Jonh Watson teve uma importante influência na evolução da Psicologia.

Os pressupostos da teoria de Watson são os seguintes:
  • o comportamento compõe-se de elementos de resposta e pode ser analisado em cada átomo de sua constituição;
  • o comportamento compõe-se inteiramente de secreções glandulares e movimentos musculares, sendo, portanto, redutível a processos físicos-químicos;
  • existe sempre uma resposta a todo e qualquer estímulo; toda a resposta tem alguma espécie de estímulo;
  • os comportamentos mais complexos podem ser entendidos como cadeias (redes) de reflexos mais simples;
  • há um grande número de reacções aos estímulos que é hereditário, as quais se transformam - por condicionamento - em diferenciações individuais mais complexas;
  • os processos conscientes não podem ser estudados cientificamnete.

Watson, acreditava que todas as fobias eram aprendidas e para comprovar a sua teoria condicionou um bebé de onze meses, o Albert, a sentir medo dos ratos brancos de laboratório. Durante a sua experiência, Watson apercebeu-se que, tal como a maioria das crianças, este não sentia medo mas sim curiosidade sobre o mundo. Então, ao perceber que os ruídos intensos assustavam o bebé, este utilizou o som do bater de um martelo numa barra de aço (Figura 1), associado ao rato branco (Figura 2). O bebé ficou tão aterrorizado pela experiência que, posteriormente, só o facto de ver o rato o assustava e provocava choro. Também os objectos com particularidades, características próximas das do rato branco lhe provocavam a mesma reacção.


  Figura 1 e 2 - experiência de Jonh Watson

           É possível através do condicionamento estabelecer o medo num sujeito. A resposta   condicionada de medo a determinados estímulos generaliza-se a estímulos semelhantes mas  previamente neutros.
           Esta experiência foi considerada abaixo de toda a ética, como esta muitas outras foram levadas a cabo sem que os indivíduos submetidos estivessem em condição de participar voluntariamente e conscientemente nas experiências de que foram alvo.
Todas estas experiências permitiram um avanço significativo para a psicologia enquanto ciência.








Referências bibliográficas:




Sem comentários:

Enviar um comentário